quarta-feira, 22 de abril de 2009

Dia Internacional da Terra- Reflexão e Acção

Criado em 1970, pelo senador norte-americano Gaylord Neson, o dia Internacional da Terra começou por ser um protesto nacional contra a poluição, actualmente é comemorado um pouco por todo o mundo através de iniciativas ambientalistas de conservação do planeta a que chamamos casa , mas que curiosamente teimamos em não proteger e cuidar.
Se é o Homem a espécie que se auto-intitula de "superior", com consciência e moral, como pode permitir que a Terra sofra as consequências dos seus actos? Como podemos nós ser tão egoístas? Vejamos que até quando nos referimos à Terra, o egoísmo da espécie humana está patente, dizemos: " O nosso planeta", mas na verdade dizemos possuir algo que não nos pertence, que simplesmente nos acolhe conjuntamente com muitas outras espécies, umas que adoramos, outras que nem conhecemos, mas todas elas com tanto direito à vida como nós.
É num dia como o de hoje, 22 de Abril que mais uma vez, somos alertados para todas estas questões e nos é proposto que reflitamos, mas que sobretudo passemos à acção.


Para assinalar esta data tão importante decidimos dar o exemplo e agir.Começando, hoje, a nossa partilha de informação e opinião. Esperamos que nos ajudes e te juntes a nós no propósito, que é nosso mas deveria ser mundial, de alertar para a importância da preservação do solo que pisamos, das paisagens que vislumbramos, e todas as outras relíquias que o planeta nos proporciona.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá.Li os vossos artigos e concordo com o que dizem sobre este dia, e acho que não devia ser só neste dia que nos deviamos preocupar com o nosso planeta. Também acho que seria interessante postarem o tema desigando por smog, pois considero ser impotante sabermos a qualidade do ar que respiramos, talvez assim fiquemos chocados com algumas das consequencias dos nossos actos e isso nos leve a mudar urgentemente para não compometer as gerações vindoras.

Ângela Silva disse...

Oi! Queria dar-vos os parabéns pela vossa iniciativa, acho que é um bom tema de trabalho e do que já li, parece-me bastante interessante a criação deste blog. Este é um tema que não deve interessar não só ao Estado, mas também ao cidadão comum, pois há muitas maneiras de ajudar-mos o ambiente e no fundo estamos apenas a assegurar a nossa continuidade na Terra!
Uma sugestão, acho que também poderiam dar a definição de desenvolvimento sustentátel e abordar um pouco pequenas dicas úteis e básicas para inserir no quotidiano.

(Espero que tenhas boa nota, Vera e restantes! xDD)