terça-feira, 28 de abril de 2009

Férias para o Smog


S
egundo a sugestão de um leitor atento, decidimos questionar a temática do smog. Algo que nos rodeia e a que não prestamos qualquer atenção, mas que é
fatal.
A palavra "Smog" deriva de duas palavras de origem inglesa: "smoke" e "fog", respectivamente, fumo e neblina. É um fenómeno que ocorre maioritariamente nos grandes centros urbanos, caracterizando-se como uma mistura de gases, fumo e vapor de água, que forma uma grande massa de ar. Os gases que o formam são o óxido de nitrogénio (NOx), compostos voláteis organicos (VOC), dióxido de sulfureto, aerossóis ácidos e gases.
Os principais agentes para este tipo de fenómeno são os automóveis e as indústrias.
Ao longo de décadas verifica-se um elevado número de mortes devido a este fenómeno, como no caso de Inglaterra que no ano de 1948 morreram 600 pessoas, em 1952 cerca de 3000, em 1956 mais de 1000 e em 1962 por volta de 750.
Mais recentemente podemos referir o caso dos Jogos Olímpicos de Pequim (2008), cidade considerada uma das mais poluídas do Mundo, em que as autoridades desse país se esforçaram por purificar o ar, proibindo a circulação de um grande número de veículos e camiões de mercadorias, interrompendo a actividade de fábricas das provincias circundantes da capital, para que fosse possível a participação de todos os atletas do Mundo.
Colocam-se então as questões, não deveriam as medidas tomadas por Pequim estender-se para o futuro e não, apenas, durante uns meses para a realização do evento? Não deveriam também ser alargadas ao resto do Mundo? Quantos milhares de pessoas terão de morrer, até que deixemos o nosso egoísmo de parte e comecemos a respeitar o planeta e a nós próprios?


2 comentários:

Anónimo disse...

O texto está muito bom.

Gostei imenso do blog. Continuem!

Anónimo disse...

O texto está muito bom.

Gostei imenso do vosso blog. Continuem!