quinta-feira, 23 de abril de 2009

Ponte de Sor: Governo autoriza abate de árvores


Ao longo dos últimos anos temos sido alertados, cada vez mais, para a importância das árvores na manutenção e conservação do nosso planeta, contudo estas não são tratadas como um bem vital para a sobrevivência de todos os seres vivos.
Todos os dias nos deparamos com notícias sobre a desflorestação e quando pensamos que talvez agora a situação vá melhorar chega-nos uma notícia que, mais uma vez nos deixa abismados. Novamente se confirma que este problema não toca a todos, pois, para não variar, o nosso governo autorizou o abate de milhares de árvores numa zona florestal localizada na área de expansão do Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, classificando a medida como de “imprescindível utilidade pública”, como podemos verificar na notícia de 21 de Abril de 2009 – 13h04 do Correio da Manhã, Em zona de expansão do Aeródromo, Ponte de Sor: Governo autoriza abate de árvore.
A Declaração de Imprescindível Utilidade Pública, autoriza a Câmara Municipal de Ponte de Sor a abater 190 sobreiros adultos, 6.386 sobreiros jovens, 240 azinheiras adultas e 2.482 azinheiras jovens que se encontram numa área de 33 hectares.
Depois de sabermos isto perguntamos nós, não haveria um local mais apropriado para a construção da expansão do Aeródromo? Seria mesmo necessário o abate de centenas de árvores quando o mundo necessita tanto delas? Será que um aeródromo é mais imprescindivel e útil do que o ar que respiramos e o planeta que nos sustenta?

3 comentários:

Anónimo disse...

o vosso blog está muito fixe, embora ainda esteja no inicio. Desperta a nossa consciência, sem dúvida. Continuem.

Anónimo disse...

Continuação de um bom trabalho! aquilo que abordam neste blog desperta um grande interesse! Desejo tudo de bom para voces

Anónimo disse...

Julgo que o abate das árvores deveu-se à necessidade de ampliar instalações que estão no apoio ao combate a incêndios florestais, pelo que não foi para questões lúdicas. Sendo assim, não posso condenar de forma peremptória, mas tão só questionar se era absolutamente necessária essa ampliação e/ou esse abate.
De qualquer modo, acho importante que todos nós estejamos despertos para as questões do ambiente. Parabéns pois pela vossa atitude de acção junto de outros, despertando consciências...